16 dezembro 2009

Gostava tanto de você


Lembro-me do almoço de final de ano de 197... todos reunidos como nunca antes, minha tenra idade me permitia acompanhar, deslumbrado, a agilidade verbal de meus tios, felizes, a contagiar toda a casa. Meus primos mais velhos também participavam da animação, e eu guardo essas reminiscências fugidias de uma alegria que era gostosa de se participar...

Um dos primos, com seus vinte anos, se aproximou e perguntou como estava na escola. Quando lhe respondi, encabulado como sempre ficava diante das pessoas mais velhas, ele sorriu, um sorriso aberto e jovial, e me disse 'Continue, você tem todo o futuro pela frente'... e retornou para a conversa dos adultos...

Dois anos mais tarde, a reunião na casa com os mesmos atores se deu por uma circunstância trágica: meu primo morrera de um fulminante ataque do coração, no dia das mães...

Lembro-me de meus tios - seus pais - em uma apatia inconsolável, do lado de fora da casa. Lembro-me do movimento sem esperanças que se derramava no interior da sala, e mais tarde, com tudo terminado, da inscrição na lápide, um trecho da letra de Gostava tanto de você, cantada por Tim Maia...

Muitos, naquela casa, só teriam um passado pela frente...



Nenhum comentário: