01 novembro 2018

Desigualdades Urbanas



Semana atípica, de colorido desolador. Começou com a declaração de vitória do candidato capitão, indicando uma governança que será dolorosa em termos de direitos humanos e trabalhistas. Na verdade, não sei como denominar o candidato que vence as eleições do Brasil. Não é exatamente um fascista, não é um otário, não é um irresponsável, não é um fanático religioso, não um liberal xiita, embora sua personalidade contenha todas essas características. 

E acrescente-se, é um militar que aprecia torturadores, que estimula o armamento. Portanto será sob essa conduta belicosa que passaremos os próximos quatro anos. Nós do campo popular lutamos até a vigésima quarta hora, fomos às ruas, ocupamos as redes sociais, fomos criativos e decididos, mas não foi suficiente. Fernando Haddad ficou dez pontos atrás nos votos válidos (55% a 45%), o capitão foi eleito com 39% dos votos totais, superado pela soma dos votos de Haddad, nulos, brancos e pelo contingente dos que não votaram.

O choque foi de difícil assimilação, desolação completa entre meus amigos, e não sei se superaremos. Sérios ataques à educação superior, à previdência, ao meio-ambiente, ao patrimônio público ocorrerão, submetidos aos mandos ou desmandos de gente miúda, fraca, sem qualquer visão estratégica. Penso que atravessarei esses próximos dois anos sem vínculo empregatício, e espero que consiga a aposentadoria no tempo programado, agosto de 2020. A situação do país é dramática e sem ela, a minha situação pessoal ficará mais difícil.
...

Dia 13 de novembro será de lançamento, publico com algumas modificações uma parte de minha tese, no formato de artigo, no livro Desigualdades Urbanas: Segregação, Alteridade e Tensões em Cidades Brasileiras, organizado por minha orientadora, Profa. Maura Véras. O texto parece-me bem estruturado e me traz algum ânimo no prosseguimento da produção acadêmica, embora veja poucas possibilidades de seguir como docente, principalmente na minha área, Sociologia. Ainda terei a satisfação de outras publicações em revistas eletrônicas de Comunicação, junto com Mônica, programadas para o próximo ano


Nenhum comentário: