12 dezembro 2022

Sobre o novo romance


Pintura sobre paisagem da place du Tertre

Enviei à editora o meu romance, Um longo dia na vida de Ângelo Domani, inteiramente revisado. Conforme o cronograma da Caminhos Literários, devemos avançar na edição da capa e da diagramação interna e começar a divulgação da pré-venda. Se tudo sair como imagino, em janeiro fazemos o lançamento. O trabalho foi cuidadoso (não considero aqui os mais de vinte anos de preparação) e repassei cada capítulo do texto, culminando com muitos detalhes e algumas incongruências narrativas corrigidas. Os detalhes, como sempre, de ordem semântica e sintática. As incongruências, elas diziam respeito à sincronia do movimento da Domani, bem como a eliminação de pequenas falhas estruturais. 

Por exemplo, em dado momento, o sol escaldante da jornada é substituído por uma chuva que vai e vem. Essa evolução não estava bem definida cronologicamente, o personagem acusava a presença da chuva e mais adiante, repetia as reflexões sobre a chuva. Também no início do romance, o tempo de espera na rodoviária e, mais adiante, a descrição da paisagem matinal, foram reorganizados, no primeiro caso, ajustando o encontro entre o velho de chapéu e Domani, logo no desembarque de ambos, e no segundo caso, alinhando a reflexão subjetiva com a percepção da cidade e o surgimento dos trabalhadores.

No capítulo 21 pequenos acertos na descrição dos personagens na doceria. A derradeira correção mais séria foi eliminar a ambiguidade do evento que ocorreria à noite. No texto original, seria um show de uma dupla sertaneja. Isso tinha sido parcialmente corrigido, com a eliminação da dupla, o que deu à montagem do palanque um certo ar de mistério. O problema é que ainda havia resquícios da presença da dupla no final do capítulo 26, na conversa entre Domani e Maria Eduarda. Daí para frente o romance não tinha problemas, o texto estava bem-acabado, fruto das seguidas correções realizadas recentemente. Sempre estive preocupado com a finalização do romance, por isso as longas releituras para definir a melhor conclusão da história. Aguardo agora, feliz, o prosseguimento da edição e publicação.



Nenhum comentário: