23 novembro 2020

Imagens de viagem, 1991

 

Roteiro de viagem - de 09.02 a 15.03.1991

Foi uma experiência única e arriscada. Na minha 3a. viagem para a Europa, realizada no inverno de 1991, optei por registrar as paisagens a partir de tomadas de imagens sequenciais, com uma pequena câmera Kodak autorebobinável. Era o que podia fazer para imagens em grande angular, e quando retornei ao Brasil, revelei as fotos e produzi um grande catálogo com pranchas de cartolina, montando as paisagens. Na época, o resultado foi bastante apreciado por meus amigos, e ao final de algumas exibições, guardei o volume e praticamente o esqueci. 

Duas semanas atrás, resolvi retomá-lo e digitalizar as imagens, não apenas para preservá-las, como também para expô-las nas redes sociais. O resultado obtido há três décadas parece quase risível diante das possibilidades tecnológicas de hoje, mas ainda assim a recuperação das imagens, passando por um leve restauro de filtros, me parece bastante positivo. A única cidade que não capturei por minha Kodak foi Paris, que em razão da profusão de imagens obtidas em viagens anteriores, deixei de lado. Na cidade, fiquei a maior parte do tempo, praticamente duas semanas, em razão de um curso de civilização e cultura que fiz na Aliança Francesa.

Meu objetivo era Berlim. Um ano e meio antes, em julho de 1989, passei pela cidade por apenas um dia, tempo suficiente para registrar as cercanias do Tiergarten e do muro, que seria derrubado três meses mais tarde. Por conta dessa "falha imperdoável" de minha parte, resolvi voltar e ficar um período mais amplo. Ainda assim, meus percursos se restringiram a uma área expandida da região central, alcançando partes da antiga Berlim oriental. Visitei museus, circulei pelas ruas, bastante impressionado com os amplos espaços vazios que um dia fora a Potsdammerplatz e cercanias. O filme de Wim Wenders, Asas do Desejo, me impôs esse retorno mais extenso, detendo-me em locais que compuseram os cenários do filme. 

Uma parte dos resultados divulgo abaixo. Depois de passar por Colônia, Bonn, Hamburgo, Copenhagem e Estocolmo, uma média de três dias por cidade, cheguei a Berlim, onde fiquei quatro. Os trajetos foram cobertos em grande parte por trem, salvo no trecho entre Dinamarca e Suécia, realizado por ferry. Minhas estadias foram cumpridas em albergues da juventude. Gosto dessa viagem em especial pois além do meu regresso a Berlim - uma Berlim que pode se ver, mais cinzenta e em reconstrução - fiz minha única visita até hoje à Escandinávia. 

Foi uma das poucas ocasiões em que não computei os custos de modo preciso, grosso modo os gastos giraram em torno de 1.000 dólares, fora as passagens de trem, reservadas antecipadamente com o Eurailpass.




Colônia


Bonn - Münsterplatz


Hamburgo - Binnenalster


Copenhagem


Estocolmo - praça Sergels, vista da Kulturhuset



Estocolmo - Estádio Rasunda (já demolido)


Berlim - Ku'damm 1


Berlim - Ku'damm 2 (em primeiro plano, um Trabant)




Berlim - Potsdamerplatz




Berlim - Porta de Brandemburgo




Berlim - Alexanderplatz




Berlim - restos do muro




Nenhum comentário: