24 janeiro 2018

Olga Berggolts

"Subestimaram a nossa fome voraz de vida"

Dentro de algumas horas um tribunal de apelação deverá confirmar a condenação do ex-presidente Lula, tendo como objetivo descartá-lo do processo eleitoral deste ano. A ação togada vem com um sabor de autoritarismo como há muito não se via neste país, vale dizer, a partir de um objetivo claro e delimitado ainda em 2016 - fazer terra-arrasada de Lula e das conquistas de seu governo - encontrar motivos plausíveis ou não para escorraçá-lo da história. Quem diz isso não sou eu ou alguma das inúmeras mídias independentes, mas o jornal NYT

Apoiando esse processo com ares kafkanianos, a tropa unida da mídia corporativa galopa em planícies verdejantes, comandada pelas organizações Globo, sendo secundada pelos pistoleiros de sempre, o empresariado politicamente medíocre; lideranças neo-pentecostais gananciosas; um congresso vergado pela inépcia; um judiciário envergonhado pela omissão e sem dúvida nenhuma, toda essa tropa amparada em esquema com forte orientação ideológica vinda de corporações estrangeiras. Digo isso porque esse exército Brancaleone, por si só, seria incapaz de proceder golpismo tão bem-sucedido. No final das contas, essa imensa engrenagem avança solene e irredutível rumo ao horizonte de seus interesses. E neste momento, nada irá detê-la, nem mesmo a grandiosa mobilização em Porto Alegre, que será importante como oposição ao processo histórico vergonhoso em andamento, porém sem o poder necessário para se impor.

Tudo isso porque o povo brasileiro não está organizado para uma forte e prolongada resistência. A ruptura primeva do caráter nacional, ocorrida a partir do golpe militar de 1964, demoliu seus ímpetos nacionalistas. O grande déficit, que não será discutido aqui, está na formação política. Na Argentina, em dezembro passado, houve uma reação fortíssima contra a sessão que promoveu reformas na previdência, em cenas dramáticas de embates diante do Congresso, e nenhuma comoção mundial se posicionou junto ao povo em luta. São tempos permissivos de hipocrisia e traição. São tempos em que os movimentos sociais estão na defensiva, ao contrário das forças invisíveis do mercado, que marcham alucinadas com base no poderoso caballero, el don dinero, impondo sua ideologia financeira, não importa o preço a pagar. 

A transformação na sociedade, alardeada pelos meios corporativos, jamais visou a ordenação moral via extinção das práticas de corrupção. Ao contrário, esta se instaura como moeda de troca para as tais transformações, que têm como objetivo jogar a nação ao solo, humilhada e ofendida, demolindo as conquistas sociais alcançadas e a estrutura econômica que se edificava. Se os negócios financeiros estão em alta, temos a brutal contrapartida que não aparece nas planilhas contábeis dos lucros: a febre amarela voltou, estamos com 15 milhões de desempregados, a educação superior gradativamente transformada em curso técnico de pouca qualidade, os direitos trabalhistas destroçados, a previdência pública condenada, transformando a aposentadoria em benefício de luxo para os trabalhadores. O esforço discursivo das hordas dominantes procura demonstrar a normalidade das coisas, como se o mundo real não fosse mais do que a atmosfera de um mundo secundário, e o mundo secundário das telinhas a verdadeira realidade, praticada nos longos deslocamentos do transporte público.

É por estarmos justamente investidos em um game sem fim, órfãos de informação e acovardados em nossa ignorância política, que vejo o julgamento desta manhã como um acontecimento impactante, ao mesmo tempo que condenado ao doloroso silêncio do day after, dominados por analises caricatas do "jornalismo" hegemônico. Toda essa carga de pessimismo, porém, não significa abandono ao quietismo. As mobilizações sociais em andamento são significativas, nas ruas e nas redes digitais, e embora careçam de densidade neste momento para alterar o resultado, sinalizam o otimismo de um futuro inquieto, de lutas. Lutas que serão travadas em sucessão, e se tivermos capacidade para acumularmos humildade e determinação, seremos capazes de colocar em xeque esse sistema econômico e político que nos entorpece.

Colocar em xeque significa retomar a iniciativa, pela sociedade como um todo. As hostes vinculadas ao mercado não conseguirão sustentar a vitória com base na profunda desigualdade social. O engodo midiático tem data marcada para ser desmascarado, se no íntimo das pessoas já não o foi, e a ideologia do trabalho ignóbil, como se demonstrou no passado, será fortemente combatida. Será novamente pela cultura que anteciparemos os signos dos novos tempos. A essa altura, parece-me sugestivo lembrar de uma poetisa soviética, Olga Berggolts, que descrevendo seu desprezo pelo invasor nazista, manteve acesa a chama da esperança, anunciando a cada verso o modo de enfrentar o inimigo. E foi o momento de maior desconsolo que inspirou a luz da vitória:

"Naquele inverno, a morte olhou-nos diretamente nos olhos e fixou-nos longamente, sem vacilar. Queria hipnotizar-nos, tal como uma cobra constritora hipnotiza a sua vítima, privando-a de vontade e dominando-a. Mas aqueles que nos mandaram tanta morte calcularam mal. Subestimaram a nossa fome voraz de vida".

Que ao menos nos valha o valente sentido simbólico dessas palavras.


Nenhum comentário: