15 agosto 2017

Entre o espetáculo e a farsa

Festa encomendada: Cambiemos venceu, só que não foi bem assim 

Crônica de uma farsa anunciada*, com este título o jornalista Horacio Verbitsky, do jornal Página/12, nos relata em seus mínimos detalhes a ação entre amigos que se passou nas eleições primárias ocorridas na Argentina, no último domingo. Detalhes que expressam o maltrato da coisa pública, com o loteamento de cargos importantes entre amigos e a arrogância do modo de agir neoliberal.

O que na Venezuela teria despertado a indignação da mídia corporativa e que lá passou em silêncio obsequioso foi o espetáculo antecipado de uma retumbante vitória governista que não aconteceu. No final das contas, quando os votos dos redutos oposicionistas começavam a chegar, os resultados se modificaram nas províncias de Chaco e Rio Negro, assim como Santa Fé e Buenos Aires, duas das mais importantes. Nesta última, a contagem foi suspensa pelo Ministério do Interior, restando computar cerca de meio milhão de votos**.

A desfaçatez e o oportunismo publicitário, características marcantes dos governos pautados pelo mercado, ajudaram a proclamar uma vitória incontestável que se desfez com o passar das horas. O portal do jornal governista Clarín chegou a ponto de realizar uma cobertura em tempo real com imagens do regabofe macrista, o qual pude acompanhar até onde o estômago permitiu. Não demorou para a cena da imagem acima mostrar-se uma deliberada arrogância política.

* https://www.pagina12.com.ar/56656-cronica-de-una-estafa-anunciada.
**o resultado do escrutínio final confirmou a vitória de Cristina Kirchner por mais de 20.000 votos (https://www.pagina12.com.ar/59641-cristina-kirchner-gano-las-paso).


Nenhum comentário: