14 novembro 2016

O Almirante Negro

Resultado de imagem para a revolta da chibata


Tão bonito e intrigante conhecer mais uma das histórias negadas em nossa escola "comunista", sobre este marujo indômito, João Cândido, o "Almirante Negro", e sua liderança contra os maus-tratos na marinha.

O jornalista Edmar Morel lançou Revolta da Chibata em 1959, sob o governo democrático de Juscelino Kubitschek, e para ele João Cândido foi o "herói da ralé", termo que descreve um estrato social retomado em importante obra contemporânea pelo sociólogo Jessé Souza (Ralé Brasileira).

Sobre João Cândido, vale uma descrição de Morel que soa muito atual: "O Congresso Nacional e o governo, incapazes de uma reação ante o poderio de fogo do Minas Gerais, que comandava a esquadra sublevada, em troca da magnitude do negro admirável que deixou de arrasar a Capital Federal, anistiou o herói para, em seguida, num ato de felonia, tentar assassiná-lo no fundo de uma masmorra da era medieval".


Num momento de indigência política patrocinada por uma canalha golpista, vale a pena retomarmos o valor da luta política de nossas autênticas referências históricas.  



Nenhum comentário: