26 dezembro 2015

Ainda Chico!



Esse grito insolente de uma direita que não faz a menor ideia de qual caminho tomar, que não tem a menor ideia da complexidade social de seu país. Em seu regurgito que já renasce condenado, não tem feito mais do que inflar o ódio e a intolerância, com ações truculentas, que se amparam no pior dos momentos de nossa história moderna. É preciso nomearmos cada um, os que vinculam a esperança de uma nação ao golpe constitucional, os que agridem sem disposição para uma pauta de diálogo, os que fazem de seu gesto nada mais do que o prolongamento de seu miserável individualismo.

Como disse Darcy Ribeiro, "o golpe militar de 1964 foi uma interrupção abrupta do fluxo histórico brasileiro e reverteu seu sentido natural, com efeitos indeléveis sobre a economia e a soberania nacional, e também sobre a cidadania, a sociedade e a cultura brasileiras". Será sempre tempo de debatermos verdadeiramente os desígnios de nossa nação, mas sob as normas constitucionais vigentes. Não cabem mais aventuras, ainda mais as patrocinadas por indivíduos que não medem as consequências de seus atos, alimentados por ilusões forâneas. 

Por isso não posso deixar de oferecer a música que me marcou profundamente naquele verdadeiro momento de retomada, arrebatando-nos para o que então se apresentava como as mais importantes tarefas, a luta pela justiça social e pelo restabelecimento pleno do estado de direito.





Nenhum comentário: