15 junho 2022

O mamarracho das classes dominantes


As caveiras de Eisenstein em A Linha Geral

 

Os bandidos flibusteiros e seu capitalismo espoliativo abocanharam, em leilão, a Eletrobras. Conseguiram. Quem se favorece nesse sistema? A oligarquia nacional, já há tempos aliada a uma oligarquia internacional, faz avançar esse capitalismo devorador, ou em outras palavras, o saqueio sem trégua, sem a menor preocupação com uma economia política sustentável. Prestam-se, no momento, com a inestimável ajuda desse capitãozinho de meia pataca, que nunca passou de um cipayo a serviço dos devoradores transnacionais e seu rentismo indecente. 

Já não há mais a preocupação de se convencer politicamente as massas sobre as vantagens dessa ou daquela privatização alucinada, a preço de banana. O que prevalece são as regras dessa oligarquia para toda uma população adoecida e esfomeada. E a ponta de lança da ordem neoliberal é simplesmente, descaradamente, cuidar de seus interesses – rules based international order – que se pronuncia, hoje em dia, da maneira mais perversa no sul global (vale a leitura de Michel Hudson, O destino da civilização). Para tanto, sempre será inestimável os serviços de desgovernantes como o capitão de meia pataca.

É importante, mais do que nunca e de uma vez por todas, compreender que o fastígio do pensamento liberal – o chamado livre mercado que se autorregula – à maneira da escola de Economia de Chicago, se deu, nos Estados Unidos pelo controle (absorção ideológica) da imprensa, do aparato de segurança do Estado e, claro, do sistema escolar, eliminando-se disciplinas (e debates) do pensamento econômico e da história econômica. Aqui pertinho, vimos isso acontecer de maneira mais brutal ao longo do ciclo de ditaduras – Uruguai, Chile, Argentina, Bolívia, Brasil – com a implantação do malfadado Plano Condor.


mamarracho (do Google Tradutor): 1) persona que viste o se comporta de forma ridícula, generalmente para hacer reír a otros, como também; 2) persona que carece de formalidad y compostura y no merece ser tomada en serio ni ser ser tratada con respeto, ou uma terceira possibilidade, 3) figura, adorno u otra cosa que resulta fea, mal hecha y de ningún valor. O patético capitão que nos desgoverna cabe em qualquer das três definições, ou em todas elas. 



Nenhum comentário: