06 maio 2022

Julio Ramón Ribeyro - um conto inédito

 

Bruges, 2010

Confirmação da importância dos pequenos detalhes

Por um acidente mínimo estivemos esta manhã a ponto de perder uma batalha diplomática na UNESCO. Mínimo, porém, ao mesmo tempo grotesco, sádico, como de maneira frequente sou vítima. Uma vintena de oradores toma a palavra para atacar, em sua grande maioria, nossa tese e torná-la papa com argumentos jurídicos, práticos, éticos, etc. Uma verdadeira avalancha. Quando terminam peço a palavra para tratar de rebater o irrebatível, apelando com todos meus recursos dialéticos, e nem bem comecei com grande energia minha peroração, um dente postiço se desprende... Não posso interromper para tirá-lo da boca, pois era o centro das atenções e seria notado, tendo de arcar com as consequências. De modo que não restou outro recurso senão prosseguir em meu discurso, com um dente que dava voltas pelas bochechas, pela língua, pelo palato, com o risco de que saísse expelido sobre a mesa, ou pior ainda, que o tragasse garganta abaixo... A parte de falar com um objeto na boca dificulta nossa locução e reduz nossas possibilidades oratórias. Os esforços que tive de fazer para controlar os movimentos do dente, seguir a linha de minha argumentação e poder expressar-me de forma inteligível! A verdade é que a situação se tornou para mim intolerável e tive que abreviar minha intervenção, deixando sem desenvolver muitos argumentos de peso. De todo modo, o pouco que pude expressar foi suficiente para evitar o naufrágio. O comitê terminou por aceitar que nossa tese figure no informe final, o que em realidade é um triunfo, pois seus adversários queriam a todo custo liquidá-la e não ouvir falar mais dela.


(Traduzido do original em espanhol Confirmación de la importancia de los pequeños detalles, tal como apresentado por Manuel Rodrígues Cuadros, presidente do Instituto Latino-americano de Direito Internacional e Relações Internacionais, em dezembro de 2021, depois de recebê-lo das mãos da viúva do escritor, Alida Cordero de Ribeyro. O pequeno texto foi datado em 8 de maio de 1980).



Nenhum comentário: