01 agosto 2019

Alcovas memoriais


Um novo mês, o lento avanço do tempo sob esse governo inescrupuloso, que não tem pejo em se declarar em sua ignorância. Embora eu navegue sem alimentar esperanças de retomar a terra livre do ensino, gosto de pensar que posso prosseguir na organização de meus textos para publicação, ainda que tardia, e me envolver nas tantas leituras que disponho em minha saborosa biblioteca. 

São trabalhos que me tomarão o tempo que tenho, de modo que não há lamento ou desconsolo. Paralelamente a isso, manter a saúde em dia e, nesse próximo ano, resolver minha questão trabalhista, retomando meus direitos vilipendiados no último emprego e obtendo os recursos merecidos de uma aposentadoria minimamente razoável.

De golpe, vejo como os quartos desempenham um papel marcante em minhas memórias. A começar pelo quarto de minha avó, a noite de setembro de 1998 quando lá dormi pela última vez. Ela havia falecido no dia anterior, o ambiente rescendia sua presença e, sobre o criado-mudo, uma primeira versão de A Paixão Inútil que ela estava pela metade. Muitas e desencontradas lembranças, que emergem ainda hoje e me trazem conforto. 

Antes disso, por volta de 1984, um texto que publiquei recentemente em A Paixão Inútil chamado Duas irmãs e que se inicia com a descrição de um quarto em que uma delas desperta para uma longa jornada. Os infindáveis quartos de minhas inúmeras viagens pelo mundo, a imagem da narrativa de meu avô ao descrever sua última noite junto aos irmãos que ainda dormiam quando saiu para não mais regressar! 

Recentemente, quando convalescia de minha cirurgia, o quarto da casa de meus pais que me alimentou tantas deliciosas impressões! Ouvir a chuva caindo sobre o jardim em seu monocórdio tamborilar ao longo da noite é uma das recordações que guardo. Mas não só, a delícia de se estar em um lugar em que o tempo está destituído de obrigações produtivas. Sentia-me protegido. 

Ainda hoje é possível desfrutar a cama, o silêncio matinal cortado pelo canto dos pássaros, tudo sem a menor urgência.

(corrigido em 29.12.2019)



Nenhum comentário: