05 outubro 2016

Sobre o avanço dos retrocessos


E assim, por obra de um governo golpista ilegítimo - é bom que lembremos sempre isso - pautado por um ministério de serras, mendoncinhas e padilhas, corruptos até a medula e no mínimo inaptos para as funções a que foram designados, somos levados pelos meios corporativos a acreditar que teremos um horizonte promissor com a retomada da política econômica cíclica, onde prevalecem privatizações, arrocho salarial, cortes sociais, eliminação de serviços públicos, congelamento de investimentos etc etc, o mesmo remédio que se aplica sem nenhum êxito na crise europeia, para ficar neste exemplo contemporâneo.

Os interesses estão explícitos, em nosso caso trata-se de uma transição descarada, porque não legitimada nas urnas, e que beneficiará um punhado, dos barões das mídias corporativas, ao multiplicar as pagas com a publicidade pública, aos coronéis da Fiesp, surfando nas falácias da redução de impostos. Esse governo, autoritário, sem perfil e sem projeto, nos conduzirá ao ocaso em poucos meses, financiando com recursos públicos a entrega das nossas riquezas e nossos meios produtivos à sanha especulativa do mercado. E como no governo do acadêmico impoluto FHC, retornaremos ao mísero destino de nossa dependência econômica.

-o-

O blog completa hoje oito anos de contínua produção, alguns momentos mais inspirados, outros nem tanto, mas sempre com o desejo de oferecer uma discussão sincera sobre temas que estimulam a reflexão. Assim tem sido principalmente com os caminhos e descaminhos da mídia patronal, cujo discurso disseminado por seus múltiplos veículos já não mais esconde a função de incorporar os interesses corporativos, seja qual for o custo. Com esses lamentáveis desdobramentos, o blog que desde seu início se bate de maneira incisiva pela democracia nas comunicações, prosseguirá neste que se transformou no seu inesperado tema principal. 

Triste ver o retrocesso a que chegamos, aqui na América Latina, mas quem disse que as favas estão contadas?

  

Nenhum comentário: